domingo, 4 de outubro de 2015

Percurso à vela, Sábado bom

Com vento forte e chuva é o Domingo que os deuses nos reservaram... um dia bem diferente de ontem, Sábado, que esteve de feição a mais um percurso à vela em Leixões, em que participaram 10 veleiros (Bogavante, Mookie, Athena, Anthinea, Koi, Salpico, Pagim), 2 representados a bordo (Le Petit Prince e Horus) e 1 transformado num kayak de mar (Orion)... Muitos amigos ficaram em terra, alguns aparecendo na marina da parte da tarde para a tradicional boa conversa no cais e a bordo.
Foi o 8º percurso à vela deste ano, confirmando-se mais uma vez a capacidade desta comunidade de interesse, os Amigos da Vela, de animar de forma singular a vela de cruzeiro em Leixões e no Norte.
Como de costume, a largada foi dada às 11:00 h da manhã com destino à bóia da Madalena, a cerca de 4 milhas a sul. Vento fraco na ordem dos 6 a 7 nós de sudeste inicialmente mas que rondou para sudoeste, por vezes um pouco mais, por vezes um pouco menos, mar chão, temperatura agradável.
Bolinas e largos para "baixo", spi para "cima", campo propício à táctica e ao treino da navegação com pouco vento. No que toca ao Bogavante e na pernada para cima com spi, várias vezes se andou em relação ao fundo (GPS) à velocidade do vento aparente (5 nós de vento). 10 milhas no total, 3,3 nós de média, 5,4 nós de velocidade máxima.  Um bom treino acompanhado grande parte do percurso por um kayak de mar, superiormente "motorizado" pelo n/ amigos Carlos do Orion, parado na marina para manutenção do motor.
E se treino foi bom, o convívio ao almoço no Club Nautic Brise de la Mer... e a tertúlia de fim do dia ainda melhor.
Dia grande, entre amigos, um hino à vida, à amizade e à vela, como deve ser.
Bons ventos a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário