quarta-feira, 25 de março de 2015

Volvo Ocean Race, Chinese gybe... Mapfre em situação...



...mais que complicada.

Navegando con unos 35 nudos de viento, hacia las 21:00 hora española, el barco impactaba contra una gran ola que le hacía frenar en seco, perdiendo el control del mismo y de los timones y trasluchando de manera involuntaria. Como consecuencia, el Volvo Ocean 65 español quedaba tumbado casi 90º sobre el agua. Tras unos momentos de estrés a bordo, la destreza de la tripulación que patronea Iker Martínez permitía controlar la situación, que ha tenido como consecuencia cierto caos a bordo y dos velas dañadas que ya han sido reparadas por la propia tripulación.
http://desafiomapfre.com/situacion-limite-en-el-oceano-sur/

Tem sido dias de "tareira absoluta" para o Mapfre e para as restantes equipas, mergulhados agora no Pacífico profundo, aproximando-se rapidamente (na ordem das 400 milhas em 24 horas...) da linha limite dos icebergs. Estão a meio caminho de Auckland ao Cabo Horn e até Itajaí ainda faltam 4 mil e 300 milhas...
Quando o vento e as ondas andam de braço dado é o diabo...
Duro, durinho, mais que duro.

2 comentários:

  1. O Mapfre ia a 28kts e quando mergulhou na vaga passou instantaneamente para 2Kts por isso aconteceu isto... O mesmo aconteceu com quase todos, (excepto o Brunel) e alguns, mais do que uma vez....
    As meninas também tiveram a sua parte... e como estavam a verificar uma fuga no sistema de quilha móvel, tinham as baterias desligadas... com a cambadela, a quilha ficou do lado "errado" e não tinham bateria para ligar o motor e mudar a posição da quilha... mais um stress... Com alguns aconteceu de noite e nem se sabe para onde o barco está virado.
    Vale a pena ver também este https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_Ogg1aCuAXc
    Além de tudo isto, há 50Kts de vento com.... neve...

    E so fôssemos à Boia da Madalena?
    Abraço,
    Mário (Mookie)

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  2. Os vídeos são fantásticos e de facto o que aconteceu é como que tu descreves...

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